OS COMPOSTOS FITOQUÍMICOS DOS CÍTRICOS
Muito mais que uma fonte abundante de vitamina C, os cítricos contêm vários compostos fitoquímicos que são provavelmente responsáveis pêlos efeitos anticancerígenos desses frutos. Por exemplo, uma laranja contém cerca de 200 compostos diferentes, entre os quais encontram-se aproximadamente sessenta polifenóis, assim como vários membros de uma classe de moléculas muito perfumadas, os terpenos.
Os cítricos são os únicos vegetais que contêm quantidades importantes de um grupo de polifenóis chamado flavanonas, moléculas que participam ativamente dos efeitos antiescorbuto associados há muito tempo a esses frutos. Uma dessas moléculas, a hesperidina, foi até chamada, antigamente, “vitamina P”, pois contribuía para conservar a integridade dos vasos sanguíneos, aumentando o seu tônus e reduzindo a sua permeabilidade. Como os processos inflamatórios são caracterizados por um aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, esse efeito dos polifenóis associados aos cítricos faz deles moléculas antiinflamatórias, uma propriedade que pode favorecer a prevenção do câncer.
AS PROPRIEDADES ANTICANCERÍGENAS DOS CÍTRICOS
Estudos realizados em diferentes partes do mundo conseguiram evidenciar uma relação entre o consumo de cítricos e a diminuição do risco de desenvolver certos tipos de câncer. Essa relação é convincente principalmente no caso de cânceres do trato digestivo, isto é, o esôfago, a boca, a laringe e a faringe, assim como o estômago, onde reduções de 40-50% do risco foram observadas. Entretanto, é provável que outros cânceres também possam ser visados pêlos cítricos, como indicam resultados recentes, mostrando que crianças que consomem regularmente suco de laranja durante os dois primeiros anos de vida têm um risco reduzido de serem afetadas pela leucemia, posteriormente. Esses resultados estimulantes devem ser confirmados, mas demonstram mais uma vez o impacto que pode ter a composição do regime alimentar sobre o desenvolvimento de certos cânceres, até mesmo em tenra idade. (Fonte: http://comosereformaumplaneta.wordpress.com/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário