terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cresce a bananicultura tecnificada do Estado do Rio de Janeiro

Matéria publidada no: http://agricultura.ruralbr.com.br

Bons resultados da bananicultura no Rio de Janeiro atraem produtores

Atividade praticada no município de Porciúncula serve como exemplo para agricultores que pretendem implementar a cultura em outras localidades

A qualidade do cultivo da banana no município de Porciúncula (RJ), incentivado pelo Programa Frutificar, da secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, chamou a atenção de 20 produtores rurais da cidade de Italva, que foram conhecer uma das propriedades onde a produção da banana vem obtendo bons resultados.

O grupo visitou o Sítio Caeté, da produtora rural, Aimar de Souza Figueira, que junto com seus três filhos, se dedicam ao cultivo da banana em uma área de quase um hectare. Satisfeitos com a fonte de renda, eles preparam um novo espaço com a mesma extensão para o novo plantio.

– Temos conseguido ótimos resultados e uma boa comercialização da fruta, graças ao apoio técnico do Frutificar, Emater-Rio e da secretaria de Agricultura de Porciúncula – contou o filho de Aimar, o agricultor Jaime de Souza Figueira.

O produtor orgânico de Italva, Joselmo Lourenço, que participou da visita, se empolgou com o projeto em Porciúncula e disse estar ansioso para experimentar a nova cultura em seu município.

– Já produzo coco, mamão, goiaba e maracujá. Agora, estou com as covas prontas para o cultivo da banana em minha propriedade – revelou Joselmo.

Assim como o cultivo do pêssego, que vem se expandindo em Porciúncula com as parcerias do Frutificar, Ministério da Integração Nacional, prefeitura municipal, Firjan, Sebrae e Cooperativa dos Fruticultores da Mesorregião do Itabapoana, a bananicultura vem se firmando como uma vocação da fruticultura no município, recebendo o mesmo apoio para o seu crescimento.

Para o secretário de Agricultura de Porciúncula, Marcos André Dias Jogaib, o modelo de transferência de tecnologia utilizado é primordial para o sucesso da atividade, além das parcerias.

– Sempre fazemos reuniões, discutimos e buscamos soluções em conjunto para os projetos, através do Comitê de Fruticultura do Norte e Noroeste Fluminense – acrescentou.

Técnicos do Frutificar participam da seleção e adesão dos produtores, garantindo a qualidade dos frutos O programa também oferece financiamento aos agricultores, com juros de 2% ao ano, sem avalistas para empréstimos até o valor de R$ 50 mil.

– A análise do solo, água, condições climáticas e qualidade das mudas, são essenciais para se traçar um perfil favorável à cultura da banana – completou o engenheiro agrônomo e gerente regional do Frutificar, Ronaldo Bahiense.

Responsável pelo projeto Banana em Porciúncula, o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), Denilsom Bazeth, explicou que a cultura é promissora e representa uma excelente fonte de renda para os produtores do município, que já estão conseguindo vender as safras a preços nunca alcançados no mercado. Segundo ele, com orientação técnica, os agricultores podem obter ótimos lucros, podendo pagar o investimento inicial em pouco mais de um ano. A meta é a adesão de pelo menos 20 agricultores nos próximos dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores