sábado, 10 de setembro de 2011

Mosca negra dos citros no Ceará

(Matéria publicada no Diário do Nordeste - Fortaleza)
. A gerência de Vigilância e Defesa Vegetal (Gedve), da Adagri, está intensificando as ações de controle da mosca negra dos citros. A praga ataca mais de 300 hospedeiros vegetais e tem preocupado produtores na região do Município de Caucaia, Baixo Acaraú e Serra da Ibiapaba.

Desde julho, servidores da Adagri, acompanhadas pela gerência de Vigilância, estão pulverizando áreas previamente mapeadas para o controle da praga. Além disso, estão sendo realizadas reuniões e visitas aos produtores do Estado para manter a sanidade vegetal no Ceará.

A mosca negra dos citros atua liberando uma substância que envolve toda a folha atrapalhando a fotossíntese da planta. A ação destrói a produção e pode matar todos os vegetais.

As ações de fiscalização e o levantamento sistemático da ocorrência da mosca negra dos citros, propiciaram a sua detecção em área urbana, não atingindo as áreas produtoras. Os trabalhos contam com o empenho do assessor técnico da Adagri, Tito Carneiro, com o gerente de defesa vegetal, Tuffi Habibe, e com todos os agentes de defesa agropecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores