A partir de uma veemente solicitação do produtor Charles rosa Affonso ao profeessor Aurindo Florêncio de Lima da UFRRJ, prevalecendo a parceria, a Pesagro/EES , pelos pesquisadores Luiz Augusto de Aguair e Luiz Martelleto e ainda, o biólogo Alzimiro Marcelo C. Castilho (Empresa Agribio), que é uma empresa sendo incubada na Pesagro e UFRRJ, fizemos uma incursão até aquela localidade e constatamos 100% dos coqueiros infestados pela praga.
A praga foi identificada como uma espécie de mosca-branca - Aleurodicus pseudugesi
(Foto: á esquerda o prof. Aurino de Lima, no centro o Luiz Aguiar e à direita Alzimiro Marcelo Castilho)
Ataque na parte de baixo dos folíolos
Planta de renovação do coqueiral atacada
Identificação de mosca branca morta por antagonista na natureza. No caso um fungo, que já foi isolado e identificado como do gêniero Cladosporium sp em laboratório da Pesagro/EES/AGRIBIO. Tal possível agente de controle será testado no controle biológico, naquele mesmo plantio.
O produtor tem recorrido ao controle convencional e ainda retirado as folhas mais atacadas. No entando, não tem obtido êxito efetivo no controle.
Foi recomendado pela equipe que o produtor fizesse de imediato um controle com Óleo mineral + detergente. Produtos estes não tóxicos para o aplicador .
A infestação é tão intensa, que a praga começa a atacar o capim colonião (inço), dentro da lavoura.
(foto: Luiz Martelleto)
Nivél de ocorrêncoa da fumagina, fungo oportunista que se alimenta das excretas da mosca branca, chama a atenção